Jannik Sinner foi o grande campeão do Australian Open 2024 após vencer em uma virada épica o Daniil Medvedev na final da chave masculina de simples. O tenista italiano de 22 anos perdia por 2 sets a 0, mas buscou uma reação impressionante para conquistar o primeiro título de Grand Slam da carreira logo em sua primeira final de major.
O número 3 do ranking da ATP também encerrou um jejum de 38 anos desde o último título de Grand Slam de um tenista da Itália no masculino e também se tornou o primeiro italiano, entre homens e mulheres, a ser campeão do Aberto da Austrália na chave de simples.
Sinner fez a festa da torcida italiana presente na Rod Laver Arena e também espalhada pelo mundo, inclusive, uma legião de fãs icônimos conhecidos como Carota Boys (Meninos cenoura em italiano e inglês). Mas quem é a Jannik Sinner e por que os cenouras o acompanham?
O campeão do Australian Open de 2024 nasceu no dia 16 de agosto de 2001 na comuna de San Candido, na região de Trentino-Alto Ádige, no norte da Itália, bem próxima à fronteira com a Áustria. Jannik é filho de um casal que trabalha em um restaurante e começou a jogar tênis aos anos por conta do pai, que é um Chef, mas ama o esporte.
No entanto, a 1ª paixão esportiva de Jannik Sinner não era a bolinha amarela e a raquete, mas sim um par de esquis. O italiano obteve muito sucesso no esporte na neve e foi campeão de diversos torneios até os 12 anos. O tenista também preferia jogar futebol do que tênis, mas aos 13 anos tomou a decisão de seguir sua carreira para treinar com Riccardo Piattiin Bordighera muito em função de seu ídolo na infância ser Roger Federer.
O torcedor do Milan fez sua estreia como profissional em 2018, e, no ano seguinte, já se classificou para o Next Gen Finals da ATP. Em 2020, ele já se destacava entre os mais jovens e alcançou o top 10 pela primeira vez em 2021 com 20 anos.
Desde o ano passado, em 2023, Jannik Sinner também se destacou por contar com um grupo de torcedores que se vestem de cenouras para acompanhar as partidas do tenista italiano. O motivo da fantasia é porque um desses fãs viu o tenista comendo uma cenoura durante o intervalo de uma partida. Isso, também, aliado ao fato do campeão do Australian Open de 2024 ser ruivo.
Em entrevista a Vogue, dois dos Carota Boys, Alessandro Dedominici e Lorenzo Ferrat explicaram como surgiu o grupo e essa idolatria:
"A gente cresceu junto em uma cidade pequena do norte da Itália, próxima a Torino. Nos conhecemos desde os 6 anos e sempre jogamos tênis e nosso jogador favorito era o Jannik. A primeira vez que nós vimos ele ao vivo foi no Masters 1000 de Monte Carlo em 2021, mas começamos a acompanhá-lo com as fantasias de cenoura desde o ano passado."
Os torcedores ilustres não trabalham com tênis e possuem seus diversos empregos, mas nos últimos Grand Slams têm ganhado hospedagem de algumas marcas e até ingressos das organização dos torneios. Eles já conheceram o seu ídolo Sinner e têm até um grupo de WhatsApp com o tenista italiano.
Sinner vive uma fase impressionante no circuito da ATP. Desde o início do ano passado, o tenista italiano tem 71 vitórias, atrás apenas de Medvedev nesse período, sendo 52 duas delas em quadras rápidas. Até o Aberto da Austrália, sua maior conquista era o Masters 1000 de Toronto e o vice do último ATP Finals, quando foi superado por Novak Djokovic.
O número 3 do mundo também se tornou o 2º jogador mais jovem a vencer o Australian Open nos últimos 30 anos, apenas atrás do decampeão Djokovic. Sinner, até o início de 2023, nunca tinha passado das quartas de Grand Slam e, muitos apontavam para o seu físico, que não aguentava as partidas de cinco sets. Então, no ano passado, italiano de 1,88 m e 76 quilos passou a priorizar sua resistência e condicionamento e conseguiu chegar a semifinal de Wimbledon, quando perdeu para Djokovic.
Quem é Jannik Sinner, o novo campeão do Australian Open que tem uma legião de 'cenouras' - ESPN.com.br
Read More
No comments:
Post a Comment