Max Verstappen, Fernando Alonso e Esteban Ocon formaram o pódio (Foto: Red Bull Content Pool)

Max Verstappen garantiu a vitória no GP de Mônaco de Fórmula 1 deste domingo (28), com 27s921 de margem para Fernando Alonso, o segundo colocado. Esteban Ocon ficou em terceiro

Max Verstappen foi o vencedor do GP de Mônaco de Fórmula 1 deste domingo (28). O holandês foi dominante apesar do tumulto causado pela chuva e recebeu a bandeirada com 27s921 de margem para Fernando Alonso, o segundo colocado.

Esteban Ocon completou o pódio em Monte Carlo, diante de Lewis Hamilton, George Russell, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Carlos Sainz Jr. e Lando Norris. Oscar Piastri completa o rol dos dez primeiros.

Max Verstappen venceu em Mônaco (Foto: AFP)

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Valtteri Bottas foi 11º, escoltado por Nyck De Vries, Guanyu Zhou, Alex Albon, Yuki Tsunoda, Sergio Pérez, Nico Hülkenberg e Logan Sargeant. Kevin Magnussen e Lance Stroll registraram os dois abandonos.

Confira as declarações dos pilotos após o GP de Mônaco de Fórmula 1:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen celebra vitória, mas fala em corrida “superdifícil”: “Mônaco é assim”

Fernando Alonso, segundo: Alonso admite superioridade de Verstappen em Mônaco: “Não tínhamos chance”

Esteban Ocon, terceiro: Ocon vibra com “fim de semana incrível” em Mônaco: “Que seja o 1º de muitos pódios”

Kevin Magnussen (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, quarto: 4º, Hamilton sai feliz de Mônaco e celebra atualizações da Mercedes: “Avançamos”

George Russell, quinto: Russell se culpa por erro na chuva, cobra mais foco e diz: “3º lugar era muito real”

Charles Leclerc, sexto: Leclerc critica carro da Ferrari em condições adversas de Mônaco: “Difícil de pilotar”

Pierre Gasly, sétimo: Gasly lamenta “estratégia confusa” de pit-stop da Alpine em Mônaco: “Podia ir ao pódio”

Carlos Sainz Jr., oitavo: Sainz minimiza briga no rádio, mas critica pit-stop: “Vinha rápido de pneus duros”

Lando Norris, nono: “Foi uma corrida bem boa! Talvez não tenha sido perfeita, paramos um pouco antes da chuva, o que nos custou cerca de 20s de tempo de corrida, já que tivemos de parar outra vez para colocar os intermediários por causa da chuva que foi mais forte do que o esperado, mas, infelizmente, o stint não foi longo o bastante para extrairmos o máximo do bom ritmo que tínhamos. Hoje foi muito difícil, complicado com essas condições. Nosso ritmo foi bom, um dos melhores da pista. Vamos ver o que podemos aprender, seguir melhorando e fazer um trabalho melhor se for possível na próxima semana em Barcelona”.

Oscas Piastri, décimo: “Estou bem feliz com a décima colocação e o ponto de hoje. Não tem muito que dê para fazer em Mônaco no domingo, mas acho que fizemos uma boa estratégia em começar com o pneu duro. Quando a chuva começou, as comunicações foram muito boas e decidimos se e quando colocar os pneus intermediários. Claro, vamos dar uma olhada para ver se tem algo que poderíamos ter feito melhor hoje, mas parece que fizemos um bom trabalho, e estou muito feliz por nós dois termos terminado na zona de pontuação”.

Pierre Gasly (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, 11º: “Tivemos uma corrida sólida e, provavelmente, extraímos tudo que era possível hoje. Quando você conquista quatro posições em Mônaco, não é um resultado ruim. Só é uma pena que não tenhamos conseguido nenhum ponto pelos nossos esforços. A chuva nos ajudou ao misturar um pouco as coisas, mas tivemos que tomar decisões importantes e tomamos as decisões certas. Não foi fácil, mesmo com os intermediários, já que a pista estava muito molhada em alguns lugares e mais seca em outros, mas decidimos arriscar antes de todo mundo e, como resultado, ganhamos terreno. O carro pareceu melhor com as atualizações que trouxemos, e vamos torcer para ter mais performance em Barcelona, uma pista mais rápida onde o nosso pacote deve funcionar um pouco melhor. Estou ansioso”.

Nyck De Vries, 12º: “Foi uma corrida extremamente difícil, com circunstâncias desafiadoras. Poderíamos ter lidado melhor com o primeiro stint, mas tive uma enorme queda de performance e, de repente, recuperei muita velocidade nas últimas sete voltas com os médios, antes de a chuva começar. Talvez pudéssemos ter forçado menos com Oscar no início, mas foi uma corrida sólida. Inicialmente, os intermediários não tinham nenhuma temperatura ou aderência, mas ficamos fora de problemas. No geral, estou satisfeito com o meu fim de semana, sem grandes erros em condições complicadas. Foi encorajador ver que estávamos tão pertos do top-10, e trabalhamos bem como equipe ao longo de todo o fim de semana para colocarmos os carros onde estavam no grid, então temos coisas positivas para levar a Barcelona”.

Guanyu Zhou, 13º: “Tivemos uma boa corrida em condições muito difíceis. Considerando onde começamos, podemos ficar satisfeitos com o progresso que conseguimos fazer. Decidimos fazer o pit-stop na volta 1, uma escolha agressiva que podia significar terminar a corrida com só um jogo de pneus duros. O ritmo que tínhamos com era bem bom e consegui recuperar algumas posições, segurando carros com pneus mais novos antes do início da chuva. A chuva deu um reset em tudo, tínhamos de fazer outra parada e lidamos com condições realmente difíceis: a pista estava muito complicada, todas as curvas podiam te pegar desprevenido e tive de ser muito cuidadoso. No fim, recuperei seis posições e foi bem divertido. Mais importante, nosso ritmo de corrida foi bom e uma boa indicação para irmos para pistas diferentes e outras condições”.

Lando Norris (Foto: McLaren)

Alex Albon, 14º: “Foi uma corrida entediante, mas dura. A chuva foi divertida e criou alguma coisa, mas não mudou realmente o nosso resultado ou bagunçou as coisas tanto quanto eu esperava. Muitos pilotos começaram com pneus duros, o que criou uma fila enorme, mas o pneu duro era muito melhor do que o médio. Foi, basicamente, uma corrida em que você queria ficar com os duros o máximo possível. Tentamos segurar um pouco e tivemos muito granulação com os médios. O ritmo foi bom durante um curto período de tempo, mas assim que os pneus superaqueceram, foi difícil fazer qualquer coisa”.

Yuki Tsunoda, 15º: “Foi uma corrida dura, pois mostramos bom ritmo e estávamos no controle, especialmente no seco. Com a chuva, o momento do nosso pit-stop para trocarmos os médios pelos intermediários foi perfeito, então a equipe fez um bom trabalho com isso. O problema que tive com os freios ao longo de todo o fim de semana foi amplificado com a chuva, e foi difícil controlar o carro e a situação. Me senti um passageiro até o final da corrida. Claro, estou frustrado, assim como a equipe, pois era possível pontuar hoje. É difícil de aceitar, ainda tem coisas que precisam melhorar, mas existem aspectos positivos para tirarmos deste fim de semana. Agora vamos dar reset e focar em Barcelona”.

Sergio Pérez, 16º: Pérez chama responsabilidade por 16º lugar em Mônaco: “Pagamos o preço por meu erro”

Nico Hülkenberg, 17º: “O fim de semana não foi muito bom, mas, mesmo assim, a corrida foi divertida passando por estágios diferentes com pneus e condições diferentes. Fiquei feliz por ter passado por isso e ter saído bem. Senti que o ritmo era bem decente quando tive pista livre, mas, na maior parte da corrida, fiquei preso no tráfego, como é comum em Mônaco. De alguma forma, sinto que os problemas que tivemos em Mônaco foram bem específicos, então estou bem esperançoso de que em Barcelona vemos estar em uma posição melhor. Estou ansioso”.

Logan Sargeant, 18º: “Definitivamente, foi dura. Começou ok nas primeiras dez voltas e tal, aí tive muito desgaste com o pneu médio. Quando colocamos o duro, tivemos um furo depois de poucas voltas, então tive de parar para colocar os pneus de classificação e demorou, o que foi longe do ideal. Quando veio a chuva, foi uma questão de aprender sobre os intermediários. As rodas travaram um pouco algumas vezes no molhado, então, no geral, não foi um grande dia, mas vamos aprender o que for possível e seguir adiante”.

Valtteri Bottas (Foto: Alfa Romeo)

Kevin Magnussen, 19º: “Tentamos de tudo. Tentamos o contrário de todo mundo, e não funcionou. Inicialmente, no seco, estava parecendo interessante, mas quando a chuva veio, comecei a torcer por um safety-car ou uma bandeira vermelha, mas, claro, não aconteceu. Acabamos em último, colocamos pneus de chuva, mas não conseguimos fazê-los funcionar, então a corrida acabou. São muitos possibilidades para se arriscar quando se está fora do top-10, foi isso que fizemos hoje, mas não funcionou. Na próxima semana será outra corrida”.

Lance Stroll, 20º: Stroll reclama de corrida acidentada em Mônaco e admite: “Bati no muro cinco vezes”

Fórmula 1 volta já na semana que vem, entre os dias 2 e 4 de junho, com o GP da Espanha, em Barcelona, sétima etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.