O campeão da Copa Sul-Americana de 2023 pode ganhar direito a disputar uma nova competição. A Conmebol (Confederação Sul-Americana) e a Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e Caribe) anunciaram nesta sexta-feira um programa de cooperação que inclui uma torneio anual com a participação de dois clubes de cada entidade, começando em 2024.
Este novo campeonato – ainda sem nome – será uma espécie de “final four“, mas o critério de classificação ainda não foi confirmado. Muitos perfis na internet especulam que serão os campeões da Libertadores-2023, da Copa Sul-Americana-2023, da Liga dos Campeões da Concacaf-2023 e da Copa Centro-Americana, que terá sua primeira edição neste ano.
“As quatro equipes (duas de cada confederação) participantes se classificação através das competições de clubes existentes da Conmebol e da Concacaf, e as duas confederações estão trabalhando para que a primeira edição do torneio seja realizada em 2024“, resumiu as duas entidades no comunicado divulgado em conjunto.
Por enquanto, de forma oficial, o campeão da Copa Sul-Americana conquista uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores do ano seguinte. É possível também que o vencedor volte a jogar a J.League YBC Levain Cup/Conmebol Sudamericana Final – a antiga Copa Suruga, contra o campeão japonês -, torneio que não é realizado desde 2019, mas que ainda não tem o status de “cancelado” pela entidade.
Campeão da Copa Sul-Americana-2023 pode disputar novo torneio ‘final four’ com clubes da Concacaf - FogãoNET
Read More
No comments:
Post a Comment