Didier Deschamps agora é o segundo técnico com mais vitórias na Copa do Mundo. Após o 2 a 0 da França contra Marrocos, o treinador chegou ao 14º triunfo de sua carreira em Mundiais e empatou com o brasileiro Luiz Felipe Scolari. O francês está atrás apenas do alemão Helmut Schön, campeão em 1974 com a Alemanha.
Deschamps está em sua terceira Copa do Mundo e pode ser apenas o segundo técnico da história a ser bicampeão seguido. Apenas o italiano Vittorio Pozzo, em 1934 e 1938, conseguiu tal feito.
A trajetória da França, atual campeã, até a final da Copa do Mundo
Técnicos com mais vitórias na Copa do Mundo:
- Helmut Schön (Alemanha): 16 vitórias em 25 jogos
- Didier Deschamps (França): 14 vitórias em 18 jogos
- Luiz Felipe Scolari (Brasil): 14 vitórias em 21 jogos
- Zagallo (Brasil): 13 vitórias em 20 jogos
- Joachim Löw (Alemanha): 12 vitórias em 17 jogos
Deschamps, no entanto, é o treinador com melhor aproveitamento entre os técnicos com mais de 10 partidas na Copa do Mundo. Ele conquistou 14 vitórias, dois empates e duas derrotas em 18 partidas. Felipão chegou ao mesmo número de triunfos, mas em 21 jogos.
Didier Deschamps, técnico da França, comemora classificação para a final da Copa do Mundo — Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE
As únicas derrotas do técnico francês em Mundiais foram para a Alemanha, nas quartas de final de 2014, e para a Tunísia, com o time reserva, na fase de grupos da atual edição. Ambas foram por 1 a 0. O treinador tem oito vitórias em nove confrontos de mata-mata da Copa do Mundo, todas sem necessidade de prorrogação.
Deschamps, como de costume, compartilha os méritos com o elenco de sua seleção.
“Estou sempre orgulhoso quando alcançamos algo como isso, e é ótimo ter chegado à final no domingo”, definiu Deschamps.
– Como treinador, estou muito orgulhoso e satisfeito com os meus jogadores. Eu realmente não penso em mim, mas é claro que aprecio o fato de termos tido esse sucesso, mas estou satisfeito por eles – disse o treinador.
Deschamps, no entanto, não vai poder igualar o recorde de Helmut Schön. Ao menos não em 2022. Com apenas a final por jogar, o francês chegaria a 15 vitórias, caso vença a Argentina. O técnico, porém, deve estender seu contrato até a Euro de 2024 com a França e projeta um ciclo completo até a Copa do Mundo de 2026.
A França venceu Marrocos por 2 a 0 nesta quarta e vai decidir a Copa do Mundo contra a Argentina, no próximo domingo, no estádio Lusail, às 12h (de Brasília). A partida tem transmissão da TV Globo, sportv e ge.
França derrota Marrocos e enfrentará a Argentina na final da Copa do Mundo
Copa do Mundo: Deschamps empata com Felipão e é segundo técnico com mais vitórias - Globo
Read More
No comments:
Post a Comment