Rechercher dans ce blog

Friday, November 18, 2022

Marquinhos tranquiliza e brinca que notícia sobre desconforto muscular assustou a família - Globo.com

Em recuperação de um desconforto muscular, Marquinhos completou, nesta quinta-feira, sua primeira atividade com a Seleção em Turim. O zagueiro do PSG tranquilizou e brincou, em entrevista coletiva, que a notícia sobre a questão física assustou sua família.

– Vocês assustaram até minha família com isso, ligaram toda hora perguntando como eu estava (risos). Mas tranquilo, apenas um incômodo que tive jogando no Paris, e esse incômodo continuava. Com a chegada da Copa, ficou decidido que eu precisaria de mais dias de tratamento, para depois voltar à rotina normal do dia a dia pouco a pouco – tranquilizou Marquinhos.

Marquinhos fala sobre "incômodo" que o deixou fora do treino: "Vou estar 100%"

Marquinhos fala sobre "incômodo" que o deixou fora do treino: "Vou estar 100%"

– Hoje já consegui fazer o treino completo com o time. Fico muito feliz. Uma semana para a nossa estreia, então temos mais alguns dias para trabalhar. Mas eu venho jogando bastante, creio que forma física e performance, vou trabalhar firme para estar 100% – acrescentou.

Marquinhos durante treino da seleção brasileira em Turim — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Marquinhos durante treino da seleção brasileira em Turim — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira fez seu quarto treino em Turim nesta quinta. Marquinhos falou sobre a intensidade das atividades de Tite a uma semana da estreia do Brasil na Copa do Mundo.

– Eu acompanhei a preparação das duas Copas. Acho que a experiência que o Tite teve na última está trazendo muita vantagem nessa preparação. Ele mesmo fala pra gente, aqui na Seleção é sem filtro, não temos tempo para trabalhar pouco a pouco, temos que ser muito intensos. Ele procura passar muita informação para nós, desde o primeiro dia, agora ainda mais por ser Copa.

– Na Seleção não é como clube. Tem que ser tudo mais rápido, tem que ser sem filtro, como ele fala. O que tiver de ser falado, tem que ser falado. As mudanças, se não derem certo, temos que ser rápidos. É Copa, e os mínimos detalhes fazem diferença aqui – contou o zagueiro.

Marquinhos comenta preparação para a Copa e cita "vantagem" com Tite

Marquinhos comenta preparação para a Copa e cita "vantagem" com Tite

Perguntado sobre qual será o time titular da estreia, o jogador desconversou:

– Isso nem a gente sabe. Mas que bom. Eu acho que é a dificuldade que todo treinador do mundo quer ter. Temos muitas opções de qualidade, um jogador que pode te trazer uma coisa diferente do outro, então é bom. Todas as vezes que testamos alguma maneira diferente de jogar, respondemos bem, então nos dá um conforto. Por mais que tenha essa dúvida, te traz o conforto os resultados que tivemos na preparação, o fato dos jogadores que estão entrando estarem indo bem.

– E no dia a dia vamos treinando. Talvez a gente comece com uma formação e termine com outra, durante a competição, em um jogo, não sabemos. Na Olimpíada foi assim. Competição curta como a Copa te traz isso, e temos que estar preparados. É bom ter essa diversidade de jogadores prontos para ajudar – destacou Marquinhos.

Grupo G: O que esperar de Brasil, Camarões, Suíça e Sérvia na Copa do Mundo 2022

Grupo G: O que esperar de Brasil, Camarões, Suíça e Sérvia na Copa do Mundo 2022

Companheiro de Neymar no PSG e na Seleção, Marquinhos também comentou as expectativas em cima do craque brasileiro e respondeu se essa será a Copa do atacante. O zagueiro disse ver de perto a dedicação do amigo para chegar bem ao torneio no Catar.

– O Neymar chega na Copa em uma forma física excelente. Acompanho o dia a dia dele, sei o quanto ele está focado, se preparou e abriu mão de coisas no seu dia a dia. Eu posso falar 100% do que ele tem feito para chegar bem nessa Copa. É de se inspirar e ficar orgulhoso pelo amigo que sou. Ele não tem que levar o peso só para ele, tem um time e jogadores experientes para ele se apoiar. Vamos dividir esse peso.

Marquinhos cita esforço de Neymar para Copa, que virou "inspiração": "Chega numa forma física excelente"

Marquinhos cita esforço de Neymar para Copa, que virou "inspiração": "Chega numa forma física excelente"

O Brasil ficará em Turim até sábado, quando embarcará para o Catar. A estreia no Mundial acontece no dia 24, quinta-feira que vem, diante da Sérvia, às 16h (de Brasília).

Outras declarações de Marquinhos:

Mais sobre Neymar

– O rótulo e pressão acho que é inevitável, sempre foi assim desde que ele chegou na Seleção. Por tudo que ele é capaz de fazer, pelo o que ele é, pelo o que ele pode trazer para nós, o que faz no PSG, então é normal. Ele sabe lidar com isso, assim como todos nós, sabemos da importância que temos aqui e a pressão que é a Copa do Mundo. Sei de tudo que envolve esse momento. É colocar os dois lados da moeda e aproveitar o lado bom da coisa. Isso tem que nos motivar, nos trazer mais vontade, se preparar mais, para a gente tirar o melhor resultado.

– Ele chegou bem e feliz. A gente vive um momento bom na Seleção, que isso possa ajudar, a molecada chegando, os experientes aqui. A molecada também está aí, tem seu peso também, sua responsabilidade. É um jogo de futebol, coletivo, então o peso não será 100%.

– Tomara (que seja a hora do brilho dele). Esperamos que dê tudo certo. Ter opções, diversidade, é um ponto forte da nossa Seleção hoje. Não vemos o nosso time tenso. Temos um ataque onde podemos se valorizar muito, pela esquerda, pela direita, podemos diversificar as jogadas e os momentos do jogo. Isso favorece muito nosso time e nosso treinador. É um treinador muito inteligente, que sabe explorar cada momento do jogo. Com certeza, todos estando bem, isso vai ajudar muito ele (Neymar) e a Seleção.

Que tipo de coisa um jogador abre mão para chegar 100% na Copa? Divisão de responsabilidade foi uma manifestação do Neymar? De todos?

– Eu posso falar da minha vida, sou apenas um amigo dele (Neymar). Ele é um jogador que se puder ter um plus na preparação, vai fazer, e está fazendo. Questão alimentar, física, é sobre isso que falo em abrir mão. Ele passou para outro estágio nesses últimos anos. E em relação a responsabilidade, não foi nada forçado, nada pedido por ele. Nosso treinador fomenta muito isso de divisão de responsabilidade. Todos que estão aqui dentro têm sua responsabilidade. Até mesmo com a capitania ele tem fomentando isso, rodando o capitão. Temos lideranças. Não foi nada forçado, foi dia a dia, pelo ambiente que temos. A gente cria isso.

Que tipo de conversa o Tite vem tendo com vocês?

– Alguns momentos ele faz uma coisa mais geral, outras faz algo mais pontual. Já temos um padrão, uma forma de jogar, de defender, do time se comportar. E coisas pontuais, acho que é esse o momento que ele deve trabalhar, onde a Sérvia pode explorar nosso jogo, isso que ele trabalhou. Outras nós vemos trabalhando para manter o padrão. Hoje nos mostrou movimentos importantes de bola parada. Então são coisas assim. Ele está sendo muito feliz nessa preparação. Vemos o time muito preparado. Um jogador sai, o outro entra, e o time está muito bem armado, com propósito dentro de campo, e isso se deve pela maneira de preparar todos, ser um treinador detalhista. Isso ajuda bastante.

Como é ter tanta gente acompanhando a preparação?

– Aqui não temos coisas para esconder. Vocês que acompanham sabem tudo que trabalhamos, o que a gente vem fazendo na preparação até aqui. Eu fico feliz pela aproximação pelas redes sociais, com tantos canais de mídia. Estar trazendo aos treinamentos, ao nosso dia a dia, por não termos nada a esconder, só vai se fazer o bem. Se fechar muito, vão começar a especular coisas que não são reais. Aconteceu alguma coisa, todos estavam aí, já viram, esclareceram, pode se ter mais propriedade para falar.

– São dois lados da moeda que, creio eu, só pode fazer bem. Dentro do grupo temos um caminho muito certo traçado. Não podemos nada de ruim de fora afetar nós aqui dentro. O time está blindado, e a nossa comissão é experiente para nos preparar para tudo. Temos que continuar assim, focados na preparação. Que a seleção, imprensa, torcida brasileira caminhem juntos para conquistarmos esse caneco lá na frente, aí ficaremos felizes todos juntos.

Marquinhos durante entrevista na Seleção — Foto: Raphael Zarko/ge

Marquinhos durante entrevista na Seleção — Foto: Raphael Zarko/ge

Experiência

– Experiência ajuda bastante. Te traz clareza, discernimentos para tomar uma decisão. Uma Copa do Mundo, por ter vivido da última vez e por ter jogado outras competições de alto nível, não tem nada igual. É o mundo parado para assistir. Se trata da emoção de jogar pelo seu país. Copa é totalmente diferente, é o campeonato mais difícil do mundo. Nunca sabemos o que pode acontecer, é só olhar as últimas. E como eu disse antes, é tudo muito rápido. Temos que estar no nosso ápice de performance e planejamento para que tudo dê certo.

Folga dada por Tite nesta sexta-feira

– A gente vem ganhando uma folga ali e aqui, é algo da comissão, importante. E cada um prepara a folga da maneira que quer, uns têm família, outros não, se juntam para almoçar fora. Cada um aproveita como quer, porque como falei antes, os treinos são muito intensos, ficamos 24 horas aqui dentro. Então creio que esse momento de ter essa liberdade é importante.

Como aliviar a pressão?

– Na minha vida, no meu dia a dia, eu não procuro focar muito nessa questão de pressão. Eu acho que Copa do Mundo é um momento do ápice da emoção, da motivação, eu procuro focar muito nas coisas boas que posso trazer nesse momento, não nas negatividades. Mas com certeza, tudo isso que nos traz hoje a tecnologia, redes sociais, vídeo-chamada com familiar, te aproxima muito. Te faz pensar em outras coisas, pensar que somos humanos aqui, somos pais, precisamos da nossa família, de coisas boas, para estarmos fortalecidos.

Como foi treinar no CT da Juventus? Brasil é favorito?

– É um CT muito bom, nos deu todas as condições para nos preparamos da melhor maneira possível para a Copa. Não é pela preparação que somos favoritos da Copa, nós vimos como as coisas são nessa competição, que é muito difícil. Todas as Seleções estão prontas e são muito equilibradas, podem fazer uma partida que dificulta o nosso jogo, isso é a Copa. Mas temos que sempre pensar no trabalho, entrar e fazer a partida da nossa vida. Se pensarmos que somos favoritos, somos os melhores, não vamos para frente.

Como viu a Itália fora da Copa?

– Eu vi a tristeza dos meus companheiros no PSG, não esperávamos a Itália não se classificando para a Copa. Mas isso mostra a dificuldade que é o futebol hoje. Isso é o futebol. Fico triste pela Itália, mas temos que pensar o que nós vamos fazer na Copa. Temos jogadores que atuam na Itália importantes, como o Bremer, que fez uma boa partida na última que entrou. Danilo e Alex Sandro, com a experiência que têm, também são muito importantes para nós.

Tem conversado com seus companheiros sobre Portugal?

– O time de Portugal é muito forte, realmente. Tenho três companheiros de equipe na seleção de Portugal, três jogadores muito importantes no PSG. São jogadores que estão atuando muito bem. Não sei como estão se sentindo como seleção, mas se olharmos os nomes são muito fortes. Com certeza é uma seleção de se esperar muito na Copa. Pensando em um confronto com Portugal, temos, primeiro, três grandes desafios para se pensar antes.

– Eu prefiro evitar falar de confrontos futuros antes tendo que fazer confrontos importantes. Não adianta vir aqui e falar do futuro, temos que passar da primeira fase primeiro. Serão três jogos muito difíceis. E a evolução, como já vim falando, é a experiência de duas Copas dessa comissão e de muitos jogadores que estão aqui.

Assista tudo da Seleção na Globo, sportv e ge:

Adblock test (Why?)


Marquinhos tranquiliza e brinca que notícia sobre desconforto muscular assustou a família - Globo.com
Read More

No comments:

Post a Comment

Início do Vasco no Carioca é marcado por polêmicas de arbitragem; veja lances - Globo.com

O Vasco mais uma vez teve motivos para reclamar da arbitragem no Campeonato Carioca. No jogo desta quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, do...