Melhores momentos: Corinthians 1 X 2 Santos pela 3ª rodada do Campeonato Paulista
Corinthians e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Será o segundo encontro entre as equipes nesta temporada.
O primeiro duelo foi em 2 de fevereiro, no estádio corintiano, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. O confronto terminou com vitória santista por 2 a 1, de virada, e teve pontos importantes tanto para o Timão quanto para o Peixe.
Pelo lado do Santos, a partida marcou a estreia do técnico Fábio Carille. Após ficar afastado do comando do time nas primeiras rodadas devido à Covid-19, o treinador comadou a equipe, reforçada pela presença de atletas que também haviam desfalcado o time nas primeiras rodadas do estadual, como Kaiky e Felipe Jonatan.
Depois da vitória no clássico, contudo, o Peixe não conseguiu ter bom desempenho, oscilando nas partidas. Após quatro jogos, com dois empates, uma vitória e uma derrota, Fábio Carille foi demitido.
Outra estreia foi do meia-atacante Ricardo Goulart. Contratado para ser o camisa 10 do Santos, o jogador teve atuação discreta em Itaquera. Ainda longe do ritmo de jogo ideal, ele atuou até o final do segundo tempo, quando foi substituído por Léo Baptistão. Hoje, Goulart ainda busca espaço na equipe, agora comandada por Fabián Bustos. Tem oscilado entre o banco e o time titular. Está há 17 jogos sem marcar gols.
Leia mais sobre os times:
+ Auro volta, mas Madson e Maicon devem seguir fora
+ Timão tem Júnior Moraes e João Victor em campo
Ricardo Goulart no clássico contra o Corinthians — Foto: Ivan Storti / Santos FC
A partida também foi a primeira do lateral-esquerdo Lucas Pires pelo time principal do Santos. Ele entrou aos 19 minutos do segundo tempo, na vaga de Felipe Jonatan, e iniciou a jogada do gol de empate, ao recuperar a bola e tocar para Marcos Guilherme, que lançou Marcos Leonardo. Atualmente, Lucas Pires é titular da equipe, vencendo a disputa com Felipe Jonatan e sendo uma das principais armas ofensivas pelo lado esquerdo.
No clássico, Marcos Leonardo anotou os dois gols da vitória santista – os primeiros dele pelo time na temporada. Após longa negociação, o atacante acertou a renovação de contrato com o clube em janeiro e iniciou o ano como titular. Agora, é o artilheiro do Peixe no ano. Já são 12 gols, sendo o principal goleador do time no Brasileirão, com seis.
Desde o clássico, o Santos passou por quatro jogos sob o comando de Fábio Carille, outros três com Marcelo Fernandes como interino e 25 com Fabián Bustos. O argentino conquistou nove vitórias, teve dez empates e sofreu seis derrotas. Sob o comando do treinador, a equipe voltou a marcar mais gols (35 em 25 partidas) e sofrer menos com a defesa, com 26 gols contra.
Bustos foi responsável por trazer mais intensidade ao Santos. Além disso, o elenco ganhou peças importantes, como o zagueiro Maicon, volante Rodrigo Fernández e o meia Jhojan Julio, titulares absolutos, além de outros reforços como o volante Willian Maranhão e o atacante Bryan Angulo.
Além de manter o Santos vivo na Copa do Brasil, Bustos terá o trabalho de seguir na Copa Sul-Americana e fazer com que o Peixe não sofra tanto no Campeonato Brasileiro em comparação com o ano passado, quando o time lutou contra o rebaixamento.
Corinthians Santos Paulista — Foto: Marcos Ribolli
No Corinthians
O Timão mudou muito desde aquela partida, especialmente pelo efeito mais importante da derrota: a demissão do técnico Sylvinho logo no terceiro jogo da temporada.
Desde então, o Corinthians disputou 32 partidas. Foram cinco com o interino Fernando Lázaro e outros 27 com Vítor Pereira – dois deles ficaram a cargo do auxiliar Filipe Almeida, por suspensão ou caso de Covid-19 no treinador português.
Eliminado na semifinal do Paulistão pelo São Paulo, o Timão conseguiu avançar às oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. No Brasileirão, briga pela ponta com o rival Palmeiras.
Em pé de guerra com o calendário brasileiro, Vítor Pereira vem sofrendo baixas importantes por lesões. Paulinho rompeu os ligamentos do joelho e só volta em 2023. Maycon, com lesão muscular, está fora dos jogos decisivos desta sequência atual. Nomes como Willian, Gil, João Victor e Júnior Moraes também são problemas.
Vítor Pereira, técnico do Corinthians, durante jogo na Arena — Foto: Marcos Ribolli
Com um elenco reduzido – ainda mais com o desligamento de Jô por questões comportamentais – e apostando bastante na base, o Timão vem conseguindo ser competitivo na temporada, embora ainda necessite de vitórias contra rivais expressivos. Desde que chegou, VP não venceu São Paulo, Palmeiras e Santos, o que sempre o deixa irritado quando questionado sobre o assunto.
Ao menos em casa, palco do jogo desta quarta, o desempenho do Timão vem sendo destacado em 2022. São 11 vitórias, cinco empates e uma derrota. Justamente aquela diante do Santos, no jogo que marcou a temporada corintiana.
Corinthians x Santos: reencontro após clássico com demissão, estreias e afirmações - Globo.com
Read More
No comments:
Post a Comment