Com apenas 10 anos de fundação, o Globo-RN conseguiu sucesso no futebol potiguar
Adversário do Internacional na Copa do Brasil, nesta quinta-feira (03), às 21h30 (de Brasília), o Globo-RN carrega em seu nome a história de admiração do presidente Marconi Barretto por Roberto Marinho, ex-proprietário das Organizações Globo, falecido em 2003, aos 98 anos.
“Eu comecei a fazer o meu clube aos 59 anos, um ano mais jovem do que o Roberto Marinho quando começou a fazer televisão [1965]. Ele foi um visionário”, disse Barretto, ao ESPN.com.br, em 2017.
“Sempre acompanhei a evolução da Globo. É uma empresa extremamente organizada e objetiva. Ela tem um foco e isso nos dá uma direção muito grande. Além do nome ser incrível. Nós conseguimos patenteá-lo na área de esporte que estava aberta”, disse.
Empresário do ramo da construção civil, Barretto morou alguns anos nos Estados Unidos. Assim que voltou ao Brasil, ele decidiu construir um estádio na cidade de Ceará-Mirim-RN para 10 mil pessoas chamado Manoel Dantas Barretto - em homenagem ao próprio pai.
“Eu fui o fundador da equipe, que foi uma criação toda minha desde o começo. Eu sempre tive intenção de ter um time de futebol”, garantiu.
Além de Roberto Marinho, Britto também utilizou outras referências para criar a identidade de seu clube.
“Nosso time tem como símbolo a águia porque é uma ave que enxerga à distância. A bandeira tem as cores [preto, vermelho e amarelo] baseadas na Alemanha por causa de sua grande organização e por ter um futebol muito forte”, contou.
A ascensão do clube foi meteórica. Após disputar a segunda divisão estadual, em 2013, a equipe chegou à Série C Nacional em pouco mais de quatro anos.
“Eu ganhei a Segundona e depois fomos vice da primeira divisão do Potiguar por duas vezes [2014 e 2017]. Depois disso, já participamos de Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro”, falou.
A equipe disputou quatro vezes a Copa do Brasil, mas nunca passou da primeira fase. Para quebrar a escrita, o Globo-RN conta com o jovem treinador Hugo Chacon, de apenas 29 anos. Ele comandou a equipe no título potiguar do ano passado, mas precisou fazer uma reformulação do elenco, já que apenas três jogadores permaneceram na equipe para 2022. Segundo o cartola, a folha salarial do time é de apenas R$ 80 mil, enquanto o Inter gasta por volta de R$ 8 milhões com vencimentos.
"Temos um time de meninos. São poucos os remanescentes do título do ano passado. Já o Inter é um dos maiores times do Brasil. Tomara que não tomemos uma goleada", disse Barretto à Zero Hora.
Como a vaga é decidida em jogo único, o empate ou a vitória dão a classificação ao Inter, que está melhor posicionado no ranking da CBF.
Marconi Britto virou prefeito da cidade de Ceará-Mirim-RN, mas foi cassado em 2019 acusado de abuso de poder econômico pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
“Fui eleito sem apoio de ninguém. Todos estavam contra mim, incluindo o governo do estado e os senadores. Comecei nas pesquisas com apenas 1%, mas venci a eleição”, disse.
Além disso, a Polícia Civil do RN abriu abriu investigação sobre a possível manipulação de resultados durante uma partida do Globo-RN no Estadual do ano passado. O presidente negou as acusações, mas o caso segue ainda sob investigação.
Rival do Inter na Copa do Brasil tem inspiração na TV Globo e na Alemanha e gasta 100 mil vezes menos com salários - ESPN.com.br
Read More
No comments:
Post a Comment