Rechercher dans ce blog

Tuesday, February 22, 2022

Recopa: de Alexandre Mattos a Carlos Eduardo, Athletico tem quinteto ex-Palmeiras dentro e fora de campo - globoesporte.com

A famosa "Lei do Ex" está presente dentro e fora de campo no confronto entre Athletico e Palmeiras, pela Recopa Sul-Americana 2022. O Furacão conta com o zagueiro Thiago Heleno, o volante Matheus Fernandes e o atacante Carlos Eduardo, além do técnico Alberto Valentim e o dirigente Alexandre Mattos. O Verdão tem três ex-atletas (Weverton, Raphael Veiga e Rony).

Thiago Heleno foi campeão da Copa do Brasil em 2012 pelo Palmeiras, como titular. O defensor atuou por duas temporadas, fez 70 partidas, sendo apenas três vindo do banco de reservas, e marcou cinco gols. Agora, o capitão e "General da Baixada" reencontra o time paulista após 10 anos e busca seu quinto título.

Matheus Fernandes foi emprestado para o Athletico neste ano e está liberado para atuar contra o clube que possui seus direitos econômicos. O volante fez dois jogos pelo time principal e foi titular em ambos. Pelo Verdão, foram apenas 19 jogos e um gol marcado.

Por fim, o último jogador é Carlos Eduardo. Assim como Fernandes, ele tem 19 partidas e um gol com a camisa alviverde, em um ano. Depois ele foi emprestado pelo Palmeiras por três anos no valor de 1,2 milhão de dólares (R$ 4,9 milhões). O Furacão possui 20% dos direitos econômicos. Pela equipe rubro-negra, Cadu fez 82 jogos, 10 gols e cinco assistências, além dos títulos do Campeonato Paranaense (2020) e Sul-Americana (2021).

Na beira do gramado está Alberto Valentim. Ex-jogador do Athletico, ele começou a carreira de auxiliar logo após se aposentar e se transferiu para o Palmeiras. Ele estreou como treinador de forma interina em 2014 e seguiu no clube, entre auxiliar e técnico, até 2017 - com uma pequena passagem pelo Red Bull Brasil.

Valentim retornou ao Furacão no final da temporada passada e realizou um sonho pessoal ao ser campeão da Sul-Americana, com apenas um jogo comandado. Por outro lado, pegou o time na semifinal da Copa do Brasil, eliminou o Flamengo e ficou com o vice diante do Atlético-MG.

Nos bastidores, o nome forte do futebol atleticano é Alexandre Mattos. A sua chegada provocou uma reformulação no departamento, com as saídas de Paulo Autuori, Ricardo Gomes e James Freitas. Ele, inclusive, já fez movimentos como as contratações do meia Marlos e do treinador do time de aspirantes Wesley Carvalho e busca parcerias para a SAF.

Pelo Palmeiras, Mattos foi demitido no final de 2019. Ele era alvo de protestos por parte de torcedores organizados, e o presidente Mauricio Galiotte não segurou mais a pressão em um ano sem título. Ele era dirigente desde 2015 e conquistou as taças do Brasileirão de 2016 e 2018, mas conseguiu a Libertadores, levantadas em 2020 e 2021.

 — Foto: infoesporte/ge

— Foto: infoesporte/ge

Esta é a 36ª edição da Recopa Sul-Americana. A competição foi disputada entre 1989 e 1998 e vem sendo realizada de forma ininterrupta desde 2003. O futebol brasileiro teve 11 campeões: São Paulo, Grêmio e o Internacional venceram duas vezes cada, enquanto Cruzeiro, Santos, Corinthians, Atlético-MG e Flamengo levantaram a taça uma vez.

Athletico e Palmeiras disputam a Recopa pela segunda vez. O Furacão perdeu para o River Plate em 2019, quando entrou na competição após ganhar a Sul-Americana no ano interior. Já o Verdão parou no Defensa y Justicia, no ano passado, depois de ter conquistado a Libertadores 2020.

Adblock test (Why?)


Recopa: de Alexandre Mattos a Carlos Eduardo, Athletico tem quinteto ex-Palmeiras dentro e fora de campo - globoesporte.com
Read More

No comments:

Post a Comment

Início do Vasco no Carioca é marcado por polêmicas de arbitragem; veja lances - Globo.com

O Vasco mais uma vez teve motivos para reclamar da arbitragem no Campeonato Carioca. No jogo desta quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, do...