Rechercher dans ce blog

Wednesday, November 3, 2021

Lotado! Com barreiras, torcida do Atlético-MG coloca público recorde do clube no novo Mineirão - globoesporte.com

Melhores momentos: Atlético-MG 2 x 1 Grêmio, pela 19ª rodada do Brasileirão

Melhores momentos: Atlético-MG 2 x 1 Grêmio, pela 19ª rodada do Brasileirão

Se com limitação de público houve engarrafamento e entrada em cima da hora, com 100% de liberação, os problemas de acesso ao Mineirão foram acentuados. De qualquer forma, a torcida do Atlético-MG lotou o estádio na vitória contra o Grêmio, com 56.624 presentes.

Tal público é o maior da história do Galo desde que o Gigante da Pampulha foi reaberto após reformas, em 2013. Ainda no primeiro ano do estádio reformulado, o Atlético foi campeão da Libertadores com 56.557 presentes no Mineirão, na noite de glória (veja os maiores públicos abaixo). Os 56 mil da final contra o Olimpia segue sendo o recorde em termos de público pagante (não houve gratuidades).

A boa campanha do Atlético no Brasileiro, líder com 62 pontos, 10 a mais do que o vice Palmeiras, arrastou uma multidão ao Mineirão. Muito trânsito na região da Pampulha horas antes de a bola rolar, filas enormes para acesso ao estacionamento (que ficou com vagas esgotadas) e confusão do lado de fora.

Torcida do Atlético-MG no Mineirão — Foto: Pedro Souza/Atlético

Torcida do Atlético-MG no Mineirão — Foto: Pedro Souza/Atlético

No fim do primeiro tempo, ainda tinha gente tentando acesso às arquibancadas. Muitos torcedores ouviram o gol de Zaracho, marcado aos 11 minutos de jogo, enquanto precisavam vencer as catracas. Com muita gente no estádio, o sinal de internet móvel fica prejudicado, o que cria obstáculo direto na apresentação do QR Code dos ingressos vendidos apenas online.

Em 2017, na final da Copa do Brasil, o Cruzeiro teve público total de 61.017 diante do Flamengo (campeão nos pênaltis). Segue sendo o maior registro do Mineirão desde a sua reinauguração.

Os novos protocolos da Prefeitura de Belo Horizonte liberou o teste de Covid-19 para quem completou ciclo de vacinação, e tirou a regra de fechamento dos portões uma hora antes do início da partida, visando facilitar a ida e acesso das torcidas.

A medida que o jogo acontecia, e a situação ficava apreensiva, a Polícia Militar interviu e, em momento crítico, ordenou a liberação das catracas para a passagem do torcedor, prevendo uma aglomeração e a falta de paciência que poderia gerar atos violentos.

Obviamente, uma grande parcela da torcida não cumpriu a determinação (e conselho) de chegar cedo ao Mineirão e logo entrar no estádio, buscando seu lugar. Quem fez hora nas redondezas, vivenciando o velho clima de pré-jogo, pagou preço caro ao perder o primeiro tempo. O Mineirão soltou nota sobre os ocorridos (leia no fim).

O borderô de Galo x Olimpia, em 2013 — Foto: Conmebol

O borderô de Galo x Olimpia, em 2013 — Foto: Conmebol

O Galo terá mais dois jogos de mandante, seguidamente, no Brasileiro. Enfrenta o América-MG no clássico, domingo que vem, às 16h, e depois recebe o Corinthians na outra quarta-feira. A partida contra o Grêmio foi atrasada da 19ª rodada, com o Atlético já simbolicamente campeão do 1º turno.

Os maiores públicos do Galo no Novo Mineirão
  1. 56.624 presentes
    3/11/2021
    Atlético 2x1 Grêmio pelo Brasileiro
  2. 56.557 presentes e pagantes
    24/7/13
    Atlético 2x0 Olimpia na final da Libertadores
  3. 55.987 presentes
    28/6/15
    Atlético 1×0 Joinville no Brasileiro
  4. 54.786 presentes
    23/07/14
    Atlético 4×3 Lanús na final da Recopa

Nota do Mineirão

"O Mineirão informa que na partida de hoje, entre Atlético e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, com 100% de ocupação liberada pelos protocolos sanitários, houve lentidão no acesso dos torcedores, que causou atraso na entrada de cerca de 10% do público presente.

A morosidade do acesso deve-se aos protocolos de checagem de testes e com a nova funcionalidade de ingressos impressos em casa pelos torcedores.

Devido às restrições e limitações na bilhetagem, os torcedores imprimem seus próprios ingressos sem os padrões de qualidade da bilhetagem tradicional, que apresentam desafios operacionais como papel amassado, QR Code com leitura inadequada, checagem contra falsificação mais lenta. Estes problemas geram demora na leitura, de, no mínimo, o triplo do tempo para o acesso nas catracas. Por isso, o Mineirão orienta que a entrada dos torcedores deve acontecer com maior antecedência que o normal.

O trânsito na cidade fez com que torcedores chegassem em cima da hora e a checagem dos testes na entrada da Esplanada gerasse filas.

Após o inicio da partida e, principalmente, o gol do Atlético, gerou um clima de pressão para a entrada. Sob orientação da Policia Militar, em conjunto com a operação do Mineirão, as catracas foram liberadas e ingresso recolhidos para conferência manual.

Reiteramos que em todo momento foi feito um trabalho preventivo de comunicação sobre protocolos, ingressos e possíveis problemas, tanto nas redes sociais, como na imprensa. Lamentamos o ocorrido e trabalharemos junto com os organizadores da partida para resolver todos os ocorridos".

Adblock test (Why?)


Lotado! Com barreiras, torcida do Atlético-MG coloca público recorde do clube no novo Mineirão - globoesporte.com
Read More

No comments:

Post a Comment

Início do Vasco no Carioca é marcado por polêmicas de arbitragem; veja lances - Globo.com

O Vasco mais uma vez teve motivos para reclamar da arbitragem no Campeonato Carioca. No jogo desta quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, do...