Rechercher dans ce blog

Friday, August 6, 2021

Tandara testa positivo em exame antidoping para a substância proibida ostarina - globoesporte.com

A jogadora da seleção brasileira de vôlei Tandara Caixeta foi suspensa provisorialmente após apresentar resultado analítico adverso para uma susbtância proibida em exame antidoping realizado no dia 7 de julho, em Saquarema, no Rio de Janeiro, antes de embarcar para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) confirmou a presença da substância ostarina, proibida em competição e fora de competição. A substância, que modula o metabolismo e pode ajudar no ganho de massa muscular, pertence a uma classe de anabolizantes. Tandara já embarcou de volta para o Brasil após ser notificada sobre o resultado do exame.

Tandara deixa a disputa após ser pega em exame anti-doping — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

Tandara deixa a disputa após ser pega em exame anti-doping — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

Procurada pelo ge após ser notificada sobre a decisão, a oposta não quis se pronunciar sobre o caso. Nas redes sociais, Tandara disse estar trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso.

O técnico da seleção brasileira José Roberto Guimarães disse ter e surpreendido com a notícia e contou que a jogadora garantiu não ter consumido nada proibido.

- Foi uma situação muito difícil, até porque foi tudo muito rápido. Quando soube da noticia tinha preocupação com ela e com o grupo. Como o grupo ia absorver isso. Conversei com ela, cabe a ela fazer a defesa. Garantiu que não consumiu absolutamente nada, e acredito nisso. E depois o encontro com o grupo na hora de falar. Todo mundo ficou de boca aberta, sem chão - revelou Zé Roberto.

Tandara em ação nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Toru Hanai/Getty Images

Tandara em ação nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Toru Hanai/Getty Images

Atual CEO da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a ex-jogadora Adriana Behar falou no programa "Encontro com Fátima Bernardes" sobre o caso e explicou os trâmites do processo.

- Como a notificação chegou praticamente a 24h de uma partida tão importante como hoje, foi praticamente impossível que a defesa fosse feita a tempo da atleta participar da reta final dos Jogos Olímpicos. Mas por ter direito a defesa é uma suspensão provisória. Só pode ser validada ou não em até sete dias, caso a atleta entre com o processo de defesa.

Camila Brait comemora ida para a final e comenta situação da Tandara: "Vamos jogar por ela"

Camila Brait comemora ida para a final e comenta situação da Tandara: "Vamos jogar por ela"

Em maio, a atleta brasileira de lançamento de disco Fernanda Borges também testou positivo para a mesma substância que Tandara. Fernanda alegou em sua defesa que houve contaminação cruzada e conseguiu a permissão para competir em Tóquio após decisão da Sport Resolution, órgão ligado à Federação Internacional da modalidade (World Athletics) que faz os julgamentos dos casos de doping do atletismo mundial.

O médico Guilherme Renke, especialista em Endocrinologia e Metabologia e colunista da página EU Atleta, explicou os possíveis efeitos da substância ostarina no organismo.

- Ela tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance. É da classe dos SARMS, sigla para moduladores específicos de receptores androgênicos (selective androgen receptor modulators). E é doping. Vem sendo muito usada no fisiculturismo e em outros esportes, especialmente de endurance, de ciclismo, corrida, que são catabólicos. No vôlei, ajuda na potência, na amplitude do salto, aumenta a força, deixa o tempo de reação mais rápido, aumenta amplitude do saque e do passe. E a pessoa se cansa menos - explicou.

Confira a nota completa da ABCD

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) esclarece que o processo de controle de dopagem do caso da atleta da seleção brasileira feminina de vôlei, Tandara Caixeta, seguiu todos os padrões internacionais estabelecidos pela Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA).

Informamos que a coleta do material biológico da atleta foi realizada fora de competição, em 7 de julho de 2021, no Centro de Treinamento de vôlei de quadra da seleção, em Saquarema/RJ, mesmo momento em que todas as demais atletas da equipe também forneceram o material.

Ao receber, no dia 5 de agosto de 2021, o resultado do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), único credenciado pela WADA na América Latina, foi constatada a presença da substância Ostarina, que pelo Código Brasileiro Antidopagem implica na aplicação obrigatória de uma suspensão provisória da atleta.

A Ostarina é uma substância não especificada, proibida em competição e fora de competição. Pertence a classe: S1.2 Agentes Anabolizantes – Outros Agentes Anabolizantes – SARMS da Lista de substâncias e métodos proibidos da AMA-WADA.

A ABCD seguirá os trâmites processuais do caso em sigilo para proteger os direitos da atleta.

Adblock test (Why?)


Tandara testa positivo em exame antidoping para a substância proibida ostarina - globoesporte.com
Read More

No comments:

Post a Comment

Início do Vasco no Carioca é marcado por polêmicas de arbitragem; veja lances - Globo.com

O Vasco mais uma vez teve motivos para reclamar da arbitragem no Campeonato Carioca. No jogo desta quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, do...